Star Trek, a série que revolucionou a cultura POP




 No dia 8 de novembro de 1966 a rede NBC colocava no ar Star Trek, que estreava  com um orçamento  baixo e pouca perspectiva de sucesso, mas com muitos tabus a quebrar.


O primeiro episódio piloto de Star Trek se chamava the cage. Os executivos da NBC odiaram a serie, alegando que  era muito cerebral e inteligente. No final das contas a emissora resolveu dar uma chance para Gene Roddenberry, criador da serie. O segundo episódio  piloto foi feito porém não foi ao ar na época, e sim o terceiro  episodio, the man trap.

Enquanto na década de 60 o mundo vivia um medo constante de uma guerra entre USA e união soviética, Roddenberry fazia uma série completamente multi étnica  e mista com um futuro utópico pacifico e sem preconceitos.

A  tenente Uhura com certeza foi um dos fatores mais importantes na série no quesito representatividade racial. Ela era interpretada pela atriz negraNichelle Nichols em plena década de 60 quando os negros lutavam por direitos iguais. Quando a atriz disse que iria sair da série o  líder dos direitos civis  Martin Luther King foi o  responsável por sua permanência, alegando que ter uma mulher negra na TV na época era de extrema importância pela luta da igualdade racial.

A série levava tão a serio a ideia de convivência de varias culturas étnicas, que a nave Enterprise que tinha a missão de 5 anos de explorar o universo era tripulada por diferentes nacionalidades, tinha o  capitão James T Kirk, Tenente Uhura, Comandante Spock, Navegador Checov, Piloto Hikaru Sulu e o ranzinza Dr Mccoy.

Apesar da série ser inovadora e revolucionaria,  os números de audiência eram baixos, então a rede NBC  resolveu cancelar  Star Trek. Mas eles não contavam com o publico da série que era diferenciado  e inteligente e que resolveram mandar cartas para NBC pedindo a volta da serie. A emissora recebeu tantas cartas pedindo a volta da tripulação da Enterprise que resolveu retomar a série.
Enterprise

A  Enterprise era a nave que levava a tripulação na missão de cinco anos de explorar o universo, indo onde nenhuma outra pessoa foi.

Star Trek na TV

Star Trek: The original series 1966
Star Trek: The animated series  1973
Star Trek: The next Generation 1987
Star Trek: Deep space nine 1993
Star Trek: Voyager 1995
Star Trek: Enterprise 2001
Star Trek: Discovery 2016

Filmes

Star Trek: The Motion Picture 1979
Star Trek II: A ira de Kan 1982
Star Trek III: A procura de Spock 1984
Star Trek IV: A volta para casa 1986
Star Trek V: A ultima fronteira 1989
Star Trek VI: A Terra desconhecida 1991
Star Trek: Generations 1994
Star Trek: Primeiro contato 1996
Star Trek: Insurreição 1998
Star Trek: Nêmesis 2002
Star Trek 2009
Star Trek II: Além da escuridão 2013
Star Trek III: Sem fronteiras 2016



Comentários